BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 31 de outubro de 2009

PAPO CABEÇA :)


Apenas um momento de reflexão

Fase complicada, pensamentos pecaminosos, cabeça atolada de preocupações diversas e um coração que só está iniciando o seu bater são conseqüências e fatos da adolescência...

Meninas e meninos passam por diversas provações no seu dia-a-dia, ouvem reclamações, discussões, brigas, beijos, abraços, conversas e uma visão do mundo cada vez mais carrasca, onde a madrasta da cinderela estaria longe da maldade colocada lado a lado com a vida. A infância passa correndo. Voa até. E aos poucos as responsabilidades aumentam. É colocado em questão, o porquê dos adolescentes serem tão “de mal com a vida”. O problema é exatamente este. Onde o adulto, professor, pai ou mãe não enxergam o verdadeiro adolescente, o verdadeiro fruto que esta quase amadurecendo. Não vêem os sentimentos que são colocados a prova diariamente, não vêem suas preocupações por mais simplória que sejam, não vêem seus amores platônicos e não vêem seus “desamores”. Apenas criticam e colocam na praça todos os defeitos e falhas destas criaturas mal humoradas...

Na mídia é muito discutido esse assunto, pois é abordado cada mini ser nas suas profundezas. Televisões mostram através de novelas, desenhos e até mesmo em filmes a rotina-furacão destas pessoas que ao mesmo tempo não são mais crianças, porém, também não são ainda adultos. O tele-jornal usa de fatos reais para colocar pais e mães primitivos e futuristas no tempo presente. E a rádio. Ah, a rádio... Mostra a cada um, que independente de suas tribos, raças, idades e tamanhos o mundo é o mesmo. E que os que mudaram foram apenas os pensamentos pessoais... De música até palestras, de discussões até abraços, de choros até risos se vão às pessoas!

É tanto questionado o amor adolescente. É colocado em prova tantas vezes. E muitas delas são recriminadas por educadores, intelectuais e até pelos próprios progenitores. É triste ver um presente tão ligado ao passado, onde as pessoas se prendem em fatos acontecidos para até mesmo “julgar” o outro. As frases mais ditas nas famílias, independente das origens são “O seu pai não era assim.” “A sua mãe não era assim”. Uma básica comparação. Ou seria humilhação?Ou talvez declaração pública de decepção?

Se inventassem uma máquina do tempo, muitas destas pessoas hoje estariam em maus lençóis. Pois hoje é fácil recriminar, dizer que está errado e colocar em alta a questão da idade, porém, o que eles esquecem é que um dia tiveram essa mesma idade, esses mesmos desejos, esses mesmos pensamentos... Talvez não com tamanha intensidade, mas sim. Tiveram.

É hora de parar. De pensar muito em como se é educado estas “crianças”, que até mesmo mencionadas na política como o futuro de nosso país. É preciso olhar e ver que o diálogo é a melhor saída, ser adolescente não quer dizer ser burro. Se disserem apenas que existem limites, explicarem estes limites e suas conseqüências eles entenderão. Porque na idade deles cada “quarentão” de hoje entendeu. Apenas, confie!


Texto feito por: Isabella C. (moderadora)

0 comentários: